Se todos os caminhos levam a Roma, é possível dizer que diversas trilhas nos levam a perfeição. Basta discernir e escolher a que mais propicia o engajamento nesse objetivo fundamental da vida.
A humildade, a saber, é uma das vias acessíveis e importantes para a busca da perfeição. Isso se torna evidente quando olhamos para a experiência da Virgem Maria. Ela que, ao cantar os feitos de Deus, diz que Ele olhou, não para outras qualidades ou virtudes, mas primeiramente para a sua humildade - "porque olhou para a condição humilde de sua serva" (Lc 1, 48). É por isso que Santo Afonso alega, aos falar-nos das glórias de Maria, que a sua primeira virtude é a humildade, dente tantas outras. Reconhecendo, assim, sua pequenez diante do Criador, enquanto criatura, deixando-se conduzir e se envolver por Ele.
Toda pessoa humilde é capaz de lidar com sujeitos de boa e má fama. Na simplicidade perceberá o lado bom e ruim das situações e das pessoas, não deixando-se envaidecer pelas circunstâncias que o favoreçam. Nada há de mais nobre numa pessoa que sua singular discrição, podemos enfatizar. Já nos dizia Santo Agostinho, se queremos ser grandes, comecemos por sermos pequenos. É da pequenez que se encontra a grandeza dos atos e das formas!
O próprio Jesus convida-nos a sermos humildes, pois Ele mesmo o é. Assim ouvimos e lemos: "aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração" (Mt 11, 28). Só não conseguirá alcançar tão nobre virtude quem se predispõe a ser orgulhoso, cheio de si; arrogante e prepotente!
Por meio da humildade obtém-se a santidade e a caridade torna-se mais generosa, pois "o ser manso e humildade é a proteção da caridade" (Sº Agostinho, Sobre a Epístola aos Gálatas).
Se buscamos a perfeição em tudo, procuremos ser humildes também em tudo. Em tudo que somos e pretendemos ser. Cientes e confiantes de que Deus protege e cuida dos humildes e rebaixa os soberbos de mãos vazias. O humilde tem sempre "sua confiança em Deus e não no mundo" (cf. Kempis, 2013).
Como meio para atingir e crescermos nessa tão luminosa virtude, indicamos para leitura a obra "A Prática da Humildade - e outros escritos de santos", do papa Leão XIII (2022). Esse escrito é um clássico da literatura espiritual. - Aproveite!!!
(VrP)
Deixe um comentário