Tem por objetivo apresentar conteúdos variados no âmbito das áreas da: Filosofia, Teologia, Política, Religião, Educação e dentre outras possíveis. Por isso temos como domínio 'Razão Universal'.

A FIGUEIRA E SEUS FRUTOS

A FIGUEIRA E SEUS FRUTOS

Categoria:

By

/

2–4 minutos

ler

Pintura: “Jesus amaldiçoando a Figueira” de James Tissot (1886/1894)

A narrativa da figueira, em que Jesus indo em direção à Betânia, reforça a característica paradoxal dos frutos gerados fora do seu tempo. Porém, na ótica da fé, os frutos que o Messias exige da figueira é ato próprio do Senhor da Vida que possibilita tal façanha.

Sem os frutos não poderemos saber se a árvore é boa ou ruim. Ao mesmo tempo em que é preciso concedê-la nutrientes necessários para uma produção positiva (cf. Lc 6, 43-45). Com isso, na perícope Mc 11, 11-26, Jesus não apenas nos apresenta o fato da figueira, como o autor bíblico nos direciona para outros dois elementos: 1) Jesus que expulsa os cambistas do Templo, e 2) a comitiva de Jesus que retorna pelo mesmo caminho, deparando-se com a figueira ressequida. Nesse episódio, vislumbramos as palavras do Cristo sobre a necessidade da fé e da oração. Aqui compreendemos que o alimento de toda espiritualidade é a oração e a fé que se tem em Deus.

Mas o que poderia ser a fé, nesse caso? Uma confiança absolta na ação de Deus, que possibilitaria realizar qualquer desejo/pedido. Num literalismo, pensaríamos que a Divindade seria até manipulada pelo detentor da “fé extraordinária”. Porém, o que convém é vermos que a fé move montanhas. De tal modo que, no seu uso, por meio da oração, esta precisa possuir um conteúdo. Ou seja, apresentar à Deus nossos pedidos. Com isso, a figueira, que pode ser cada cristão, não produz frutos por si, mas pela comunhão com Adonai (Senhor) (cf. HALÍK, 2016, p. 09-12 [demasiada fé?]. E os frutos gerados são sinais visíveis da providência divina agindo em cada ser humano (cf. GUARDINI, 2021, p. 417-425).

Junto a tantos pedidos, que esteja também o fruto do Perdão: “quando estiverdes rezando, perdoai tudo o que tiverdes contra alguém, para que vosso Pai que está nos céus também perdoe os vossos pecados” (v. 25). Aqui está um ponto nefrálgico da fé cristã: a dimensão do perdão diante das ofensas cometidas e recebidas. Assim o próprio Jesus declara: “perdoai, e sereis perdoados” (Lc 6, 37c). Perdoar é próprio de quem ama, mas sem esquecer dos fatos. É a vivencia do perdão e da reconciliação, quando ambas as partes reconhecem suas fraquezas, e se unem como expressão da comunhão com Deus Trindade – amar a Deus que não se vê e amar o próximo, na visibilidade de suas limitações! (1Jo 4, 20). Forte são as expressões do Cristo na Cruz: “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!” (Lc 23, 34) – O Perdão vai além do mal infligido a si, quando superado ou transbordado do Amor que redime.

Assim, “‘O Perdão está na oferta de liberdade que é doada de modo favorável, afetuoso, por parte de Deus’” (RAVASI, 2021 p. 16). Que ao mesmo tempo, somos feitos canais do mesmo perdão ao outro. Perdoados para perdoar! Amados para Amar! Redimidos para ser presença de redenção. Estes são os frutos da figueira (cristão) que tem suas raízes no terreno fértil do Amor divino. Com o perdão, que é realidade divina, mais que humana, os corações são curados…

Por fim, “Se pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘estou arrependido’, perdoai” (Lc 17, 4). Desse modo, a fé, unida a oração sincera, terá seus efeitos, pois o Reino de Deus terá seu êxito na vida pessoal e da comunidade cristã!

V.rP.

5 respostas para “A FIGUEIRA E SEUS FRUTOS”.

  1. Avatar de Josiane
    Josiane

    A palavra de Deus nos convida a refletir que não carreguemos mágoas em nosso coração. Que vivamos em paz com nossos irmãos e que perdoemos uns aos outros quantas vezes for necessário. Porque Deus é misericórdia

    Curtido por 1 pessoa

  2. Avatar de Josiane
    Josiane

    A palavra de Deus nos convida a refletir que não carreguemos mágoas em nosso coração. Que vivamos em paz com nossos irmãos e que perdoemos uns aos outros quantas vezes for necessário. Porque Deus é misericordioso para conosco.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Avatar de Renata Godinho Otoni
    Renata Godinho Otoni

    De todos os bons frutos que podemos produzir, o perdão é um dos mais importantes, ou o mais importante.
    Aprendi que quando vivemos na graça de Deus, quando O conhecemos verdadeiramente e temos uma profunda intimidade com o Espírito Santo, vemos que o perdão torna-se algo leve e possível de praticar, pois o Espírito Santo que habita em nós fará com que essa graça aconteça de forma maravilhosa em nossa vida! 🙏🕊♥️

    Curtido por 1 pessoa

  4. Avatar de Rosa Pereira Gomes Gonçalves
    Rosa Pereira Gomes Gonçalves

    Quando vivemos na graça de Deus, a Sua palavra produz em nós os frutos que necessitamos para vivermos em harmonia como irmãos.
    Se alimentarmos a nossa fé com orações e ações, o perdão encontra lugar em nosso coração e seremos a figueira de bons frutos.

    Curtir

  5. Avatar de Rosa Pereira Gomes Gonçalves
    Rosa Pereira Gomes Gonçalves

    Quando vivemos na graça de Deus, a Sua palavra produz em nós os frutos que necessitamos para vivermos em harmonia como irmãos.
    Se alimentarmos a nossa fé com orações e ações, o perdão encontra lugar em nosso coração e seremos a figueira de bons frutos.

    Curtir

Deixe um comentário