Tem por objetivo apresentar conteúdos variados no âmbito das áreas da: Filosofia, Teologia, Política, Religião, Educação e dentre outras possíveis. Por isso temos como domínio 'Razão Universal'.

VIDA POÉTICA

VIDA POÉTICA

Categoria:

By

/

2–3 minutos

ler

O poeta ou o grande poeta, se assim podemos chamar, é alguém que tem um olhar sensível para o mundo muitas vezes enrijecido pela obrigatoriedade de existir.

Ele, o poeta, brinca com a vida e suas condições de existir, dando novo sabor e formas as coisas que se lhe envolvem no cotidiano. Poesia não é para qualquer pessoa. É para quem sabe vislumbrar o poético sentido da própria vida.

Existem àqueles que produzem poesia. Outros que apreciam as poesias produzidas por alguém. De tal modo que ainda há um outro nível de pessoas que são indiferentes a esse tido de literatura. Porém, todos têm em comum a busca pela flexibilidade da vida.

A poesia está nas palavras, nos sentimentos, nos pensamentos, nos gestos… A poesia não precisa de ética, nem de moralidades, pois descontrói todas as formas comuns da história. Fala do não dito; torna visível o invisível; preenche o vazio, mesmo que totalizado pela presença fútil das experiências. O poeta, com sua poesia, lida com a realidade como uma criança que simplesmente brinca com a vida, deixando-se levar pela pura e simples ingenuidade. Detendo-se no que há de mais belo e formidável nas experiências vividas. Lida com prazer com a vida, morte, alegria, tristeza, riqueza, pobreza, altura e baixeza, profundidade e sobre a superfície, enfim. É o poético mundo novo!

A arte poética encontra-se diariamente conosco, sujeitos racionais. O desafiador, do sujeito poético, nesse sentido, é superar a petrificada racionalidade para dar lugar a sensibilidade estética. Talvez pensarmos a partir de Nietzsche, de que a poesia possa, de fato, conter em si irracionalidades, porém contendo sempre elementos de beleza, até mesmo bela em si mesma (2012,p.104). A poesia expressa a genialidade, a elevação de espírito, a metafórica condição da vida. Assim, pode-se compreender que “as encantações e fórmulas mágicas parecem constituir a forma primeva da poesia” (Ibid., p. 106).

Destarte, “com licença poética” nos escreve Adélia Prado (2022, p. 19):

“[…] Aceito os subterfúgios que me cabem, sem precisar mentir. […] Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina. Inauguro linguagens, fundo reinos – dor não é amargura. Minha tristeza não tem pedigree, já a minha vontade de alegria, sua raiz vai ao meu mil avô. […] Mulher é desdobrável. Eu sou”.

Assim, levemente lida consigo, com os outros, com a vida e suas ramificações. A vida em si mesma e por si já é poesia. A vida está poeticamente pintada, sonorizada e descrita no ritmo da divinização. Aqui está contida a leveza do ser!

(V.rP.)

2 respostas para “VIDA POÉTICA”.

  1. Avatar de Renata Godinho Otoni
    Renata Godinho Otoni

    “É para quem sabe vislumbrar o poético sentido da própria vida.”
    Há várias maneiras de tocar uma alma, e creio que a poesia seja uma dessas formas sensíveis e divinas que traz alento, esperança e alegria.
    Ao deparar-me com profunda beleza, pude sentir o frescor e a leveza da brisa da verdadeira poesia! 👏😇🌹

    Curtido por 1 pessoa

  2. Avatar de Silvana Fernandes
    Silvana Fernandes

    Lindo texto! Inspirador.👏👏👏😍

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário